A sauna, prática milenar que alivia o estresse e ajuda na liberação de toxinas do corpo, vem se tornando, cada vez mais, uma prática frequente nas residências particulares. Afinal, ter uma sauna em casa tem seus benefícios.
Mas não se engane! Sauna não é apenas para relaxar: você cuida da sua saúde com ela. Fazer sauna ajuda a abrir os poros da pele, o que facilita a eliminação de toxinas que causam infecções. Ela também dilata os vasos capilares e reduz a insuficiência cardíaca, além de aliviar dores reumáticas e de coluna. Problemas típicos da vida moderna são tratados em um momento de puro relaxamento e autocuidado.
Sabendo disso, é sempre importante pensar em como escolher a sua. Continue lendo este post e saiba tudo sobre como ter uma sauna em casa!
Sauna seca ou a vapor?
Existem dois tipos de sauna: seca e a vapor. As principais diferenças entre elas estão na umidade do ar e no revestimento. Enquanto a sauna a seco combina altas temperaturas e baixa umidade, seu revestimento indicado sendo a madeira, a sauna a vapor é um pouco menos quente, mas com a umidade do ar beirando os 100% e seu revestimento sendo a cerâmica.
No que diz respeito ao recurso que vai alimentar a sua sauna, as opções são:
Sauna seca: eletricidade e lenha;
Sauna a vapor: gás, eletricidade e lenha.
Para escolher a sauna ideal, você precisa considerar a conveniência da obra necessária (será possível revestir um cômodo em madeira?) e da manutenção do seu equipamento.
Gerador a gás, elétrico ou a lenha?
Está em dúvida sobre qual escolher? Veja as vantagens de cada um:
Gerador elétrico: compacto e prático, pode ser otimizado com um quadro de comando para o controle da temperatura. Não precisa de reposição, como os geradores a gás e a lenha, e exige menos manutenção que esses modelos, mas pode ter um consumo elevado para saunas grandes.
Gerador a gás: mais econômico que a opção elétrica e igualmente seguro, a sauna a gás vem até com válvula de segurança. Como é alimentado por um botijão (ou uma bateria deles, caso a sauna seja grande), precisa de uma área maior.
Sauna a lenha: rústica e estilosa, a sauna a lenha confere toda uma identidade ao projeto. Não é possível regular a temperatura com precisão, sendo apenas possível controlar o número de tocos queimando. De difícil alimentação em áreas urbanas, pode ser adotada uma solução mista, de lenha e gás.
Vale a pena ter uma sauna em casa?
Agora que você já sabe sobre os benefícios da sauna e como escolher a sua, já percebeu que sim: vale a pena ter uma sauna em casa.
A Albacete tem geradores e equipamentos para todos os tipos de sauna. Clique aqui e saiba mais sobre nossos produtos!